Parabéns Portugal! Muitas felicidades! Muitos anos de vida!
Portugal faz hoje 839 anos. Não é para todos!
Foi no dia 23 de maio de 1179 que o Papa Alexandre III deu despacho à bula «Manifestis Probatum» que oficializou a soberania do reino de Portugal, e que, segundo o Google Tradutor, significa «Provamos por clara».
Assim, provamos por claro que somos país desde essa altura, sem contar com a assinatura do Tratado de Zamora em 1143, ou com as batalhas de São Mamede, em 1128 e de Ourique, em 1139. Noves fora nada fazemos anos hoje!
Somos uma das nações mais antigas e das mais originais.
Começando com um rei cuja vida dava para encher muitas revistas cor de rosa, passando por outro que ainda não apareceu no nevoeiro e terminando noutro que se exilou. Não esquecendo as desventuras amorosas, as aventuras das caravelas, a ditadura e as revoluções com cravos nas espingardas. Enfim, a nossa história dava um enredo de uma novela, daquelas de agora que têm várias temporadas...
Atualmente, continuamos a sonhar com os reis dos outros países como se fossem nossos. E elegemos um Presidente da República que parece um soberano dos tempos modernos com o poder da omnipresença.
No fundo, somos lindos, maravilhosos, retangulares e esperançosos de melhores dias, mesmo que para isso nada mais façamos que criticar, passivamente, o que vai acontecendo.
- A gasolina sobe, é chato.
- O tempo está mau, é chato.
- Há corrupção, é chato...
Em suma, vamos vivendo... Afinal é chato parar de viver.
Parabéns Portugal! Tudo de bom para ti!